sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Uma Pintura

Hoje vi um quadro que me causou espanto!
Embora não seja entendido em Artes, por algum motivo, detive-me a examinar a pintura, tentando entendê-la, tarefa quase impossível para mim. Tentei valer-me do título "Baquitéria", e a minha incompreensão tornou-se total, seja pela minha falta conhecimentos em biologia, ciência na qual se estudam as bactérias (penso), ou seja pela ortografia empregada.
Pelos meios ao meu alcance, fiquei sem saber o significado daquela pintura. Pensei que representasse bactérias, porque já vi representações científicas às quais se assemelhava, mas o nome "Baquitéria" impedia essa comparação. Precisaria perguntar ao autor que não encontrei. Fiquei com a dúvida: o autor quis dizer bactéria ou "baquitéria", esta seria de sua criação, mas sua liberdade artística não deve ferir outras artes, como a arte de bem falar o Idioma Nacional. "Baquitéria" não existe na língua portuguesa (ou existe?).
E quero deixar aqui registrado que - com nome de "Baquitéria" - eu não compraria nenhuma obra, por mais valiosa que fosse e eu dispusesse do numerário.

Um comentário:

Katita disse...

Concordo contigo...ando estupefata com o assassinato do português!