domingo, 11 de março de 2007

Palíndromo

Nome que dá a um número, a uma palavra, a um verso, ou a uma frase que tem sempre o mesmo sentido, quer se leia da direita para esquerda, ou da esquerda para a direita.
Exemplo: osso

3 comentários:

Ernani Nascimento disse...

Frases como "Luza Rocelina,a namorada do Manuel,leu na moda da romana:anil é cor de azul","Seco de raiva, coloco no colo caviar e doces" e "O romano acata amores a damas amadas e Roma ataca o namoro" são exemplos de criativos palíndromos.
Ernani Nascimento

Unknown disse...

Grande Antônio pai de meu amigo Augusto. Palíndromo, isso costuma cair muito em provas de português de concurso público.
Sandro Esteves

Ernani Nascimento disse...

A definição de palíndromo como “frase ou palavra que, ou se leia da esquerda para a direita, ou da direita para a esquerda, tem o mesmo sentido” é válida também para algumas questões musicais.
Uma frase musical, por exemplo. Cantada de trás para frente tem o mesmo resultado caso fosse cantada normalmente.
Ritmos palíndromos é um outro exemplo, que executados ao contrário produzem o mesmo efeito.
No que diz respeito a acordes (sons emitidos simultaneamente) também é possível obtermos palíndromos. São formações sonoras que, lidas no pentagrama musical de cima para baixo terão o mesmo resultado que de baixo para cima.
Há ainda as Formas Musicais, que são as partes das quais se compõem uma obra musical. Geralmente são representadas por letras maiúsculas ou minúsculas estando estas dentro daquelas. Uma peça musical cuja forma seja ternária teria a seguinte representação: A- B -A. Ou ainda A-B-C-B-A. Sãos casos de Forma palíndromo.