domingo, 8 de julho de 2007

Contributo à Antroponímia (O Estudo dos Nomes Próprios de Pessoas)

Letelier, substantivo próprio. Nome (ou prenome de pessoa), colhido por mim com o próprio Letelier Rodrigues da Silveira - servidor do condomínio do qual sou comunheiro.
A origem e significado do nome ele não soube explicar, entretanto informou que seu pai leu o nome em um jornal e, por questão de gosto, registrou o filho (nascido em 1979) com o nome Letelier e, como já tinha uma filha Letícia, ficaria com os dois na letra L.
Nessa época, o nome Letelier em evidência era de uma família chilena cujos representantes mais expressivos eram Orlando Letelier - Ministro e Embaixador - e seu filho Juan Pablo Letelier - Senador.
Mais remotamente encontramos Le Tellier, Miguel (1603 - 1685), estadista , ministro de Luis XIV. Nomeado chanceler e guarda dos selos em 1677, e como tal assinou a revogação do Édito de Nantes. Criou também um formato de papel (34cm X 44cm) que passou a ser adotado nas repartições públicas francesas. Papier à la Tellière, derivado do próprio nome. (v. A Douzat).
Outro Letelier (ou Le Tellier) Miguel, (1648 - 1719), jesuita nascido em Vire e falecido em Flèche. Foi o último confessor de Luis XIV.
Há também Carlos Telier, engenheiro francês, n. em Amiens-1828, m. em Paris-1913. Especializou-se na industria do frio, assinalando grande progresso na conservação e transporte de gêneros alimentares, o que lhe valeu a cognominação de Pai do Frio.
Nota-se que Letelier como nome de batismo, ou prenome, só apareceu com o Letelier Rodrigues da Silveira, ora trazido a este registro. (Será o primeiro?).
Aguardamos que comentários venham a enriquecer este pequeno histórico, especialmente quanto à significação de Le Telier, Letelier, Telier.

Nenhum comentário: